O que o iOS 4.2 traz de novo para iPad, iPhone e iPod touch – Guia do iPad | Obian Sistemas

O que o iOS 4.2 traz de novo para iPad, iPhone e iPod touch – Guia do iPad

São Paulo – Apresentado pela Apple no início de setembro, a mais nova versão do sistema operacional móvel iOS finalmente foi liberada para os proprietários de iPhone, iPad e iPod touch. A atualização é a primeira que unifica a plataforma para todos os dispositivos móveis da Apple.

As maiores mudanças ficaram para o iPad, que agora pode contar com multitarefa, sistema de pastas e uma caixa de e-mail unificada, recursos que já estão disponíveis no iPhone e o iPod touch desde junho com o iOS 4. Confira abaixo alguns dos motivos por que os usuários dos aparelhos da Apple estavam tão ansiosos pela liberação da atualização.

AirPrint

O AirPrint é uma funcionalidade que permite a impressão de documentos, e-mails, fotos e páginas da web diretamente do iPad, iPhone ou iPod touch, sem a necessidade de instalação de drivers e de conexão de cabos. O recurso, no entanto, ainda não funciona plenamente como anunciado em setembro por Steve Jobs. Na época, o executivo disse que os dispositivos com o iOS 4.2 poderiam se comunicar com a linha de impressoras da ePrint HP, que utiliza Wi-Fi, ou poderiam enviar tarefas de impressão diretamente para impressoras conectadas a Macs ou PCs da rede local. Por enquanto, o AirPrint funciona apenas com as impressoras da HP.

AirPlay

Com o AirPlay, os proprietários de iPhone, iPad e iPod touch podem transmitir áudio e vídeo sem a necessidade de fios para aparelhos compatíveis, como caixas de som, home theaters e até para o Apple TV, uma set-top box lançada pela empresa para exibir conteúdo sob demanda ou baixado da internet diretamente em televisores.

“Find my iPhone”

Para os distraídos ou os azarados que tiverem o iPhone, iPad ou iPod touche perdido ou roubado, o novo iOS traz gratuitamente o recurso “Find my iPhone”, que permite rastrear a localização do aparelho em um mapa. Com o serviço, o usuário ainda pode mandar uma mensagem na tela do dispositivo para o caso de alguém encontrá-lo, bloqueá-lo remotamente e até excluir todos os dados contidos nele. Caso o aparelho venha a ser recuperado, os dados apagados podem ser restaurados a partir de um backup.

Multitarefa no iPad

A funcionalidade de multitarefa, já disponível no iPhone e no iPod touch desde o lançamento da versão 4 do iOS, faz ainda mais sentido para um tablet como o iPad que em determinadas ocasiões chega a ser uma alternativa para netbooks ou notebooks. Segundo a Apple, a execução de mais de uma aplicação simultaneamente não compromete o desempenho do programa em primeiro plano, nem consome mais bateria. Mas só rodam junto com outra tarefa, aplicativos desenvolvidos especificamente para o iOS 4.

Pastas no iPad

Como na última atualização do iOS para iPhone e iPod touch, o iOS 4.2 traz para o iPad a possibilidade de organizar os aplicativos em pastas. Para isso, basta arrastar e soltar os ícones sobre os de mesma categoria.

Busca de palavras no Safari

A função de busca de palavras em páginas de internet, tão comum nos navegadores para computadores, até hoje fazia falta nos dispositivos móveis da Apple. Agora, com a nova versão do sistema operacional, o recurso finalmente está disponível. A pesquisa é feita no próprio espaço de busca no Safari.

Toques personalizados no iPhone

No iPhone com o iOS 4.2 é possível saber quem está ligando sem precisar olhar para a tela. Ao todo foram disponibilizados 17 alertas diferentes que podem ser associados para pessoas diferentes da lista de contatos.

Outras novidades

A atualização ainda traz melhorias no aplicativo Mail, agora com uma caixa de entrada unificada; novas fontes para o Notes e a possibilidade de responder a convites para eventos diretamente do aplicativo Calendar. O iOS 4.2 também passa a suportar mais de 50 idiomas e dialetos e mais de 30 teclados e dicionários internacionais novos para o iPad. Finalmente, usuários do tablet passam a ter acesso ao Game Center, plataforma que permite ao usuários enfrentar amigos em jogos ou entrar em partidas contra desconhecidos.

Fonte: EXAME.com

Arquivado em: Tecnologia

Palavras-chave: , ,

Comentários

No Comments

Comente

Você deve estar logado para postar um comentário.