Golpe usa Facebook para instalar app no Android

Desenvolvimento inteligente, otimização garantida, soluções moldadas para seu negócio.

Golpe usa Facebook para instalar app no Android

27 de fevereiro de 2012 Segurança 0

O Google apresentou recentemente o Bouncer, um sistema para bloquear softwares maliciosos na Android Market. A Sophos, entretanto, afirma que uma nova técnica utiliza o Facebook para instalar uma app maliciosa no aparelho.

Vanja Svajcer, pesquisador da Sophos, descobriu o processo enquanto respondia a uma solicitação de amizade no Facebook. Ao checar o perfil do usuário, Svajcer encontrou um link que direcionava o navegador para uma página e um download foi iniciado automaticamente. Segundo o pesquisador, o software foi instalado imediatamente, sem a confirmação do usuário.

O pesquisador, no entanto, não menciona que, para aceitar aplicativos externos, é necessário alterar as configurações do aparelho e permitir a instalação de aplicativos de terceiros.

Nesse caso particular, o programa foi desenvolvido para extrair dinheiro para fraudadores por serviços taxados para celulares. A técnica consiste em uma pessoa não suspeita enviar mensagens por esses serviços. Os golpistas que operam os números coletam o dinheiro das contas das vítimas. Neste caso, o aplicativo tentou se associar ao navegador Opera.

Na semana seguinte, o pesquisador visitou o mesmo link e um aplicativo novo, curiosamente chamado de “allnew.apk” (“todo novo”, em inglês), foi instalado.

Fonte: INFO.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.