FileMaker Go leva banco de dados ao iPhone, iPod e iPad – Reviews – Macworld

Após algum tempo longe da computação móvel, a subsidiária da Apple FileMaker Inc. lançou o FileMaker Go para o iOS. Ele vem com uma versão para iPhone ou iPod touch e outra para o iPad.  O conjunto de recursos é o mesmo em ambos. O programa é basicamente uma versão compacta, que responde as necessidades de usuários de banco de dados, mas omite o design e os elementos de programação encontrados no FileMaker Pro. O aplicativo é uma versão autentica do FileMaker, pois consegue executar scripts, renderizar layouts e avaliar os cálculos.

O FileMaker Go poder armazenar a base de dados diretamente no dispositivo, mas mais interessante é a possibilidade de acessar bancos de informações hospedadas no FileMaker Pro ou no FileMaker Server. Com acesso em tempo real é possível, em teoria, usar uma database de qualquer lugar com conexão Wi-Fi ou cobertura 3G.

Após abrir um arquivo, ele irá carregar qualquer layout (um layout é uma visão particular da base de dados) que for especificado. Embora isso seja um ótimo recurso, renderizar um layout com gráficos muito pesados é um processo lento, e uma visualização feita para um monitor de 22 polegadas não é particularmente recomendável para visores de dispositivos menores. Se o usuário for utilizar o FileMaker Go com frequência, a tendência é acabar criando layouts específicos para o dispositivo.
A experiência ao usar a base de dados no FileMaker Go é realmente próxima a usar o FileMaker Pro. Os objetos de layout funcionam como objetos, menus em caixas, e painéis com abas funcionam muito bem.

Os scripts do FileMaker (que são parecidos com macros do Microsoft Office) são geralmente suportados, apesar dos muitos procedimentos do script não serem propriamente para iOS, e alguns outros simplesmente não possuirem suporte. Usuários mais avançados talvez tenham que modificar seus scripts para o dispositivo.

Por causa da falta de barras de menu de sistemas operacionais no iOS, muitos comandos dependem de vários ícones ao longo do topo e da base da tela. Usuários acostumados com o iOS tiram isso de letra, enquanto outros vindos do desktop podem se perder um pouco.

Ao contrário do abandonado Filme Maker Mobile, o FileMaker Go executa cálculos. E os cálculos são parte da estrutura de quase todo banco de dados. Tudo, desde a formatação dos dados até as permissões de usuário e comunicação dependem de disso, e o FieMaker Go não deixa a peteca cair.

Uma coisa que o antigo FileMaker Mobile oferecia, entretanto, era um grau de sincronização. Ao acessar uma base de dados hospedada com o FileMaker Go, as mudanças são gravadas e salvas em tempo real. Mas se o usuário precisar trabalhar em uma base de dados de um local sem cobertura de rede, será preciso salvar uma cópia do arquivo no dispositivo e executar o arquivo localmente.

Pela falta do recurso de sincronização do FileMaker Go, fica a critério do usuário pensar como mesclar os dados da versão offline e da versão hospedada do arquivo. Esses é um dos pontos que a aplicativo mais deixou a desejar. Outro ponto negativo é a falta de suporte para o novo recurso gráfico do FIleMaker Pro 11. Com displays tão bonitos no iPhone e no iPad, é uma pena o usuário não conseguir visualizar esses dados.

A performance é boa, apesar de notavelmente mais lenta do que quando o FileMaker Pro roda em um desktop ou notebook. Hospedando o FIleMaker Pro 11 em um MacBook, foram feitos testes com o FileMaker Go em um iPod touch e em um iPad, ambos conectados via Wi-Fi. Um layout graficamente carregado, que levou menos de um segundo para carregar no FileMaker Pro, levou por volta de 4 segundos  no iPad e 12 segundos no iPod Touch.  Um layout de lista com somente três elementos gráficos e nove colunas de dados levou menos de um segundo no Mac, 2 segundos e 3 segundos no iPod touch.

O FileMaker Go é um lançamento 1.0 consistente. É uma boa versão do FileMaker, com suporte para quase todas ferramentas maiores do irmão mais velho, o FileMaker Pro. Usuários nômades poderão atestar que os pequenos obstáculos são um preço muito pequeno que se paga pela mobilidade do FileMaker.

Fonte: FileMaker Go leva banco de dados ao iPhone, iPod e iPad – Reviews – Macworld.

Arquivado em: Filemaker Inc.

Comentários

No Comments

Comente

Você deve estar logado para postar um comentário.