Anatel planeja licitar celulares 4G no primeiro trimestre de 2011

Desenvolvimento inteligente, otimização garantida, soluções moldadas para seu negócio.

Anatel planeja licitar celulares 4G no primeiro trimestre de 2011

29 de setembro de 2010 Conectividade Movel 0
Smartphone 4G Evo

Smartphone 4G Evo

Smartphone 4G Evo, da HTC. (Foto: Steve Marcus/Reuters)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) planeja licitar as licenças para a quarta geração da telefonia celular (4G) no primeiro trimestre de 2011. Segundo a conselheira Emília Ribeiro, que participou do 3º Seminário TelComp, em São Paulo, a agência resolveu antecipar o cronograma, por causa da Copa de 2014. “O serviço precisa estar em funcionamento em 2013.”
Anteriormente, a previsão era de que as licenças fossem vendidas somente em 2012. O 4G, que utiliza tecnologia Long Term Evolution (LTE), permite comunicação de dados com velocidade de até 100 megabits por segundo (Mbps), comparada a 14,4 Mbps do 3G. As operadoras operariam na faixa de 2,5 GHz, que hoje é usada pelas empresas de MMDS, serviço de TV paga via micro-ondas.
Previsão exagerada
Executivos de telecomunicações, porém, consideraram exageradamente otimista a previsão da conselheira de licitar o 4G no começo de 2011. A Anatel tem uma agenda cheia até dezembro, tendo de decidir, por exemplo, sobre o texto dos novos contratos de concessão de telefonia fixa até o fim do ano.
Emília não revelou detalhes sobre a proposta de edital para o 4G, afirmando somente que devem ser semelhantes aos leilões anteriores. Segundo a conselheira, a proposta está em análise na procuradoria da agência. “O edital deve ser colocado em consulta pública ainda este ano”, afirmou a conselheira.ra.

Fonte: http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/09/anatel-quer-licitar-quarta-geracao-de-celular-em-2011.html

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.