Anatel planeja licitar celulares 4G no primeiro trimestre de 2011 | Obian Sistemas

Anatel planeja licitar celulares 4G no primeiro trimestre de 2011


Smartphone 4G Evo

Smartphone 4G Evo, da HTC. (Foto: Steve Marcus/Reuters)

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) planeja licitar as licenças para a quarta geração da telefonia celular (4G) no primeiro trimestre de 2011. Segundo a conselheira Emília Ribeiro, que participou do 3º Seminário TelComp, em São Paulo, a agência resolveu antecipar o cronograma, por causa da Copa de 2014. “O serviço precisa estar em funcionamento em 2013.”
Anteriormente, a previsão era de que as licenças fossem vendidas somente em 2012. O 4G, que utiliza tecnologia Long Term Evolution (LTE), permite comunicação de dados com velocidade de até 100 megabits por segundo (Mbps), comparada a 14,4 Mbps do 3G. As operadoras operariam na faixa de 2,5 GHz, que hoje é usada pelas empresas de MMDS, serviço de TV paga via micro-ondas.
Previsão exagerada
Executivos de telecomunicações, porém, consideraram exageradamente otimista a previsão da conselheira de licitar o 4G no começo de 2011. A Anatel tem uma agenda cheia até dezembro, tendo de decidir, por exemplo, sobre o texto dos novos contratos de concessão de telefonia fixa até o fim do ano.
Emília não revelou detalhes sobre a proposta de edital para o 4G, afirmando somente que devem ser semelhantes aos leilões anteriores. Segundo a conselheira, a proposta está em análise na procuradoria da agência. “O edital deve ser colocado em consulta pública ainda este ano”, afirmou a conselheira.ra.

Fonte: http://g1.globo.com/economia-e-negocios/noticia/2010/09/anatel-quer-licitar-quarta-geracao-de-celular-em-2011.html

Arquivado em: Conectividade Movel

Comentários

No Comments

Comente

Você deve estar logado para postar um comentário.